A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Bagé, prendeu oito pessoas por abigeato, o roubo de animais, nesta segunda-feira, 23, em Barra do Quaraí e Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

A ação denominada Operação Ponto Extremo cumpriu nove mandados de busca e apreensão, prendendo oito pessoas. Quatro prisões preventivas e quatro prisões em flagrante. Também foram apreendidas três armas de fogo e carne fruto de abigeato.

Segundo o Delegado André Mendes, durante a investigação foi identificada uma organização criminosa, de pelo menos 11 pessoas, especializada em abigeato na forma de carneada que é suspeita de pelo menos 20 ocorrências nesta área de atuação no ano de 2018. “Além de atuar nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí, o grupo também realizava furtos de gado no município uruguaio de Bella Unión”, salientou o delegado.

De acordo com o delegado Cristiano Ritta, os criminosos carneavam os animais no campo, sem condições de higiene e em desacordo com as normas legais. A carne era levada para Barra do Quaraí onde era comercializada. “Os investigados costumavam utilizar barcos e veículos para transportarem a carne do gado furtado, sendo o Rio Uruguai muito utilizado na rota”, explicou Ritta.

 

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Compartilhe essa notícia: