A Polícia Federal iniciou hoje (23), a operação chamada de Reino Proibido, que reprime a introdução ilícita de bebidas alcoólicas, chamado de crime de descaminho, em território brasileiro, principalmente de vinhos trazidos de países vizinhos como a Argentina.
No Rio Grande do Sul, os policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão. Sendo dois na cidade de Eldorado do Sul e um em Cachoeirinha. Também estão sendo executadas, ordens judiciais que determinam a restrição de circulação e a transferência de veículos que pertencem aos investigados. Em um dos locais de busca, dessa operação, foram apreendidas 120 caixas de vinhos estrangeiros que foram transportados para o país de maneira ilegal. O material foi encaminhado à Receita Federal.
A Polícia Federal já havia começado uma investigação em abril de 2022 após prender, no município de Lajeado, um indivíduo que transportava 392 garrafas de vinhos estrangeiros sem documentação comprobatória de pagamento de tributos devidos pela importação.
A partir de novas ações, a Polícia Federal apurou que um homem da cidade de Eldorado do Sul que é proprietário de uma empresa de comércio de bebidas seria o dono da carga de vinhos apreendida em Lajeado.
A PF estima que os investigados realizavam cerca de 10 viagens mensais para a Argentina. Número que representa um transporte de mais de 72 mil garrafas de bebidas estrangeiras e cerca de 3 milhões de reais em impostos federais não recolhidos em 2022.