| Alice Ros |

As negociações do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) para a aquisição da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Gamaleya de Moscou, seguem avançando.

Nesta quinta-feira (04), municípios que integram a Granpal e representantes da União Química, que fabrica a vacina russa no Brasil, discutiram a viabilidade de compra dos imunizantes contra Covid-19 pelo consórcio. 

A reunião detalhou a tramitação da aquisição das doses. O pagamento deverá ser efetivado apenas quando os lotes desembarcarem no Brasil. Cada dose tem um custo de 9,22 a 10 dólares e caberá à Granpal solicitar a quantidade de vacinas. 

Além da Granpal, Porto Alegre também integra o consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos, outra iniciativa interessada na aquisição de vacinas para os municípios. 

De acordo com Jairo Jorge (PSD), prefeito de Canoas, o município já está providenciando os documentos para a compra dos imunizantes. Através do consórcio, a prefeitura espera adquirir 400 mil doses da Sputnik V.

“Já estamos providenciando toda documentação para aquisição dos imunizantes. Sugeri um encontro com o MP e TCE para que acompanhem o processo de compra, entrega e aplicação das doses, garantindo transparência à comunidade canoense”, disse o prefeito.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), também destacou a importância da compra de vacinas para acelerar a imunização da população.

“Estamos fazendo um esforço conjunto com a União, Estado e municípios para aquisição de mais vacinas. A compra da Sputnik V por meio do Consórcio Granpal é um bom caminho. Estamos buscando todas as alternativas para ampliar e acelerar a imunização da população”, ressaltou Melo.

A Sputnik V ainda não tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Mateus Raugust/PMPA

Compartilhe essa notícia: