Porto Alegre tem 20 casos confirmados de Covid-19, 15 casos em suspeita e 149 descartados. A informação foi atualizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) às 19h de quarta-feira, 18. Dos pacientes confirmados, sete são mulheres e 13, homens, com idades que variam de 18 a 72 anos. A faixa etária que concentra o maior número de casos é a dos 30 aos 39 anos, com seis casos. As demais faixas com confirmação são 50 a 59 (4 casos), 60 a 69, quatro casos; 18 a 29 , com três casos, acima de 70, dois casos e de 18 a 29, três casos. A maioria tem histórico de viagem ao exterior, sendo que oito retornaram da Europa.
Em virtude do aumento no número de casos confirmados na cidade, a SMS reitera as orientações de precaução e recomendações de restrição de circulação publicadas pela Prefeitura de Porto Alegre nos últimos dias, nos decretos assinados pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior.
“É importante que as pessoas circulem o menos possível, que permaneçam em casa e evitem aglomeração”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.
Pessoas que viajaram recentemente, que tiveram contato com pessoas com a doença confirmada e que apresentarem sintomas compatíveis com a doença causada pelo Coronavírus (Covid-19), como febre, dor de garganta, tosse e outros sintomas respiratórios, a orientação é de que procurem atendimento médico referindo o histórico de viagem ou contato próximo. A avaliação médica deve ser feita preferencialmente por um médico de confiança do paciente e, na rede pública, nas unidades de Saúde da Atenção Primária e nas unidades de turno estendido. Fora dos horários de atendimento da APS, a orientação é comparecer a uma UPA, Unidade de Pronto-Atendimento.
Desde a quarta-feira, 18, pacientes gripados ou com sintomas compatíveis com síndromes gripais não devem buscar atendimento médico nos dois hospitais referência para trauma de Porto Alegre, Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Cristo Redentor (HCR). A medida visa à preservação dos locais para atendimento a pacientes que não podem ser atendidos em outros hospitais da cidade.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

 

Texto: Patrícia Coelho/ PMPA
foto: pmpa
Compartilhe essa notícia: