Com a atualização de quinta-feira, 19, chegou a 23 o número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus (Covid-19) em Porto Alegre. Descartados são 166 e suspeitas, 39.
A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância de pessoas gripadas manterem-se isoladas em casa. “Também é importante que as pessoas, mesmo sem sintomas, saiam de casa o mínimo possível, mantendo a circulação na cidade em nível baixo, e a busca por atendimento médico se faça somente com agravamento de sintomas”, destaca o diretor-adjunto da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, José Carlos Sangiovanni.
Em relação à busca por atendimento, deve ser feita preferencialmente em unidades de saúde de referência do cidadão ou, entre 18h e 22h, em qualquer uma das seis unidades de turno estendido mantidas pela secretaria, nos dias úteis. Em finais de semana e feriados, o atendimento é feito nas Unidades de Pronto-Atendimento, locais para onde devem ser encaminhados os casos com severa dificuldade respiratória.
A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem sintomas e sinais semelhantes aos da gripe ou resfriado: febre, tosse, dor de garganta e, nos casos mais graves falta de ar.
A Secretaria de Saúde alerta que o paciente não pode solicitar a coleta para exame. Somente o profissional de saúde pode notificar e fazer esta solicitação. Se o caso se enquadrar nos critérios de suspeita estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o profissional da Vigilância entrará em contato diretamente com o paciente para agendar a coleta.

 

Texto de: Patricia Coelho/PMPA

 

Compartilhe essa notícia: