Porto Alegre foi a capital com maior inflação registrada em março, de acordo com o IGBE. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um crescimento de 1,25%. De acordo com o instituto, os principais vilões foram o aumento da gasolina, que ficou em 10,63%, e da energia elétrica residencial, que subiu 9,79%.
Com o resultado, a capital gaúcha cresceu 0,49 pontos percentuais a mais que a média nacional, que ficou em 0,71%. Em todo o Brasil, no ano, o IPCA acumula elevação de 2,09% e, nos últimos 12 meses, de 4,65%, percentual menor do que os 5,60% registrados no período imediatamente anterior. Esse foi o menor IPCA em 12 meses desde janeiro de 2021.
O IPCA é calculado pelo IBGE com base nas famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos. O estudo é feito nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.