Durante transmissão ao vivo, realizada na manhã desta quinta-feira (19) o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, informou que o município está contratando em caráter emergencial “o número de médicos necessário para atuar na linha de frente e atender a demanda de coronavírus”. Além da contratação de novos médicos, as equipes de higienização também devem ser ampliadas.

Mesmo com os reforços, o secretário da Saúde, Dyego Matielo, alerta: “Só vá à unidade de saúde se realmente houver necessidade”. Se os sintomas são leves, a orientação é ficar em casa em isolamento. Se em dois ou três dias não houver melhora, o primeiro passo é procurar uma UBS. Só se deve procurar a UPA 24h se houver comprometimento do sistema respiratório e piora dos demais sintomas. A prefeitura do município orienta ainda que, antes de sair de casa em busca de atendimento, entre em contato pelos números 98044-7968 / 3041-8654 / 3041-8655.

“Nesse momento é fundamental evitar aglomeração de pessoas. Só assim será possível impedir o contágio do coronavírus”, finalizou o prefeito Miki Breier. Para assegurar os atendimentos na rede básica, as consultas eletivas estão canceladas e os médicos vão reforçar atendimentos nos postos. UBS Odil terá atendimento estendido até às 22h a partir de segunda-feira. Consultas de pré-natal serão reordenadas e as gestantes serão avisadas individualmente.

As receitas de medicamentos de doenças crônicas terão prazo estendido em até 12 meses e de controle especial até seis meses. Ostomizados e pacientes com tuberculose receberão materiais e medicação em casa.

Na segunda-feira, terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Acompanhe o calendário:

– 23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.

– A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).

– A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

– O Dia D acontecerá no 9 de maio.

 

Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Cachoeirinha

Compartilhe essa notícia: