| Alice Ros |
A prefeitura de Gramado publicou um novo decreto que endurece os protocolos de segurança contra Covid-19. O documento, publicado na segunda-feira (15), suspende o início do ano letivo e as aulas presenciais em instituições de ensino privado e estadual. Meios de transporte escolar e universitário também estão proibidos. As atividades estavam previstas para retornar na próxima segunda (22).
O texto entra em vigor nesta quarta-feira (17) e será mantido até 28 de fevereiro. O decreto n° 338/2021 ainda suspende atividades esportivas em ginásios e quadras públicas e privadas, assim como qualquer tipo de competição ou evento esportivo. Shows, palestras, clubes, casas noturnas e de festa, missas, cultos, serviços religiosos e cerimônias similares estão proibidos. Atividades de academias de ginástica também estão proibidas, com exceção de locais que trabalham com agendamento prévio de alunos.
O teto de ocupação de estabelecimentos, empreendimentos comerciais e de prestação de serviços também foi revisado. Parques, museus, arquivo público e biblioteca municipal poderão funcionar com 50% dos trabalhadores e 40% de lotação. Já restaurantes, salões de café da manhã, refeitórios, bares, lojas, supermercados, hotéis e similares têm permissão para funcionar com 50% dos trabalhadores e 50% da lotação. Transporte coletivo de passageiros, inclusive em passeios turísticos, poderá utilizar 50% da capacidade dos assentos e 100% dos trabalhadores.
Por conta do crescimento da taxa de ocupação hospitalar, o município paralisou a realização de cirurgias e procedimentos eletivos no Hospital Arcanjo São Miguel, nas clínicas de saúde e estabelecimentos congêneres, exceto em emergências, urgências e obstetrícia. Hotéis e condomínios não devem autorizar a utilização de áreas comuns e de lazer.
A Secretaria Municipal de Saúde também ampliou o horário de atendimento do Ambulatório Covid-19, anexo ao Centro Municipal de Saúde (Postão). Agora, o local fica aberto das 07h até a meia-noite, inclusive nos finais de semana e feriados.
A publicação do decreto ocorre após a morte de um idoso de 88 anos, morador de Gramado e infectado com a variante P1. A linhagem surgiu no estado do Amazonas e é considerada mais transmissível.
A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, afirma que irá intensificar as fiscalizações sanitárias nos pontos turísticos do município, com abordagem e aplicação das penalidades previstas no decreto municipal 90/2020.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado