Onde há tecnologia, existe economia envolvida. Atualmente, a Prefeitura de Gravataí possui 165 prédios governamentais em rede, através de uma malha de fibra óptica de 400 km no total. Ou seja, onde há Prefeitura, tem conexão de internet, essencial para agilidade no atendimento à população. Todos estes espaços são monitorados pela Secretaria Municipal Administração, Modernização e Transparência (SMAT), por meio da Divisão de tecnologia da Informação de Gravataí (DTI).

 

O sistema desenvolvido pela DTI informa, em tempo real, a situação de cada prédio governamental na cidade, agilizando o atendimento em caso de queda de conexão. Assim o suporte e manutenção necessários são acionados para não deixarem nenhum local desprovido de serviços essenciais à população. “Caso seja identificado um rompimento da fibra óptica em qualquer um dos 165 prédios governamentais, acionamos a empresa terceirizada responsável pela manutenção desses links imediatamente após a identificação do problema”, comentou Andrei Thurm, responsável pela DTI.

 

A origem

 

O projeto de instalação de internet para a Prefeitura iniciou-se na metade de 2017, com o objetivo de interligar, através de uma rede única de fibra óptica, 100% dos prédios governamentais da Prefeitura, levando internet de alta velocidade e telefonia tanto para a zona central, quanto para a zona rural de Gravataí. “Finalizamos o projeto no mês de outubro de 2019, com a inclusão e migração para a rede da Prefeitura do último ponto do projeto, a Escola Municipal Ensino Fundamental Albino Dias de Melo, distante cerca de 20 km do centro da cidade”, explicou Andrei Thurm.

 

Gerando economia

 

No início de 2018, realizamos a implantação da tecnologia de telefonia “VoIP”, integrando a telefonia através da internet da prefeitura, reduzindo significativamente os custos mensais com esse serviço. Antes um local possuía seu próprio link de internet e telefone, e se quisesse realizar uma ligação para outro local da prefeitura, essa ligação era paga. “Hoje não pagamos mais ligações na mesma rede, apenas ligações externas. Além da redução dos custos, possuímos o gerenciamento dos ramais, otimizando e agilizando qualquer manutenção de ramais da prefeitura”, detalhou o responsável pela DTI.

 

Câmeras de segurança

 

No mesmo projeto, além de internet e telefonia, a Prefeitura de Gravataí realizou a instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos da cidade, como escolas, unidades de saúde, depósitos, entre outras. Essas câmeras, monitoradas pela Guarda Municipal da cidade através de videomonitoramento, fornecem segurança à população e ao patrimônio de Gravataí 24h por dia.

 

Texto: Giulliano Pacheco

Compartilhe essa notícia: