O forte temporal registrado em Guaíba na tarde de segunda-feira (17) trouxe problemas para a cidade. Apesar de ainda não ter sido classificado como tornado pelo Governo do Estado, o impacto foi muito grande, gerando perdas e danos para a população.
Segundo a Prefeitura de Guaíba, não houve notificação em tempo hábil feita pela Defesa Civil do Estado sobre a possibilidade desta ocorrência.
Ainda no momento do temporal, a prefeita em exercício Claudinha Jardim instituiu um comitê de crise para atender rapidamente à população. “Estamos trabalhando incansavelmente para atender toda a nossa comunidade que foi prejudicada pelo temporal. Articulamos rapidamente o comitê de crise e estabelecemos um plano de ação emergencial para reerguer a nossa cidade”, declarou a prefeita em exercício Claudinha Jardim.
O comitê de crise é composto por representantes do Gabinete do Prefeito, Defesa Civil de Guaíba, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Licitações e Contratos, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral de Município, Assessoria de Comunicação, Diretoria de Habitação, Diretoria de Governança Participativa e Ação Comunitária.Atendimento emergencial à comunidade:
– Solicitação de lonas
– Alojamento temporário para famílias desabrigadas
– Alojamento no albergue municipal para casos específicos
Em caso de alguma necessidade decorrente do temporal, a Prefeitura de Guaíba disponibiliza um número de WhatsApp de plantão. Devem ser enviadas mensagens para o telefone 51 – 99631.9678.
Telefones para casos de emergência:
– Corpo de Bombeiros: 193
– SAMU: 192
– Brigada Militar: 190
Fonte: Prefeitura Municipal de Guaíba