O cuidado é a palavra de ordem neste Maio Vermelho, mês que é dedicado à prevenção e ao combate ao câncer bucal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a 23ª edição da Campanha de Prevenção de Doenças Bucais. Em 7 de maio, a comunidade é convidada a comparecer a uma ação que visa a orientar sobre formas de identificar e prevenir complicações como o câncer de boca. Será na Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59, Centro), das 9h ao meio-dia.

Em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Prefeitura vai oferecer gratuitamente exames para detecção precoce de possíveis lesões cancerizáveis. Os exames serão realizados pela equipe da Faculdade de Odontologia da Ufrgs, como tem sido desde a primeira Campanha. “Os pacientes que apresentarem lesões terão agendamento feito no próprio sábado e encaminhados para avaliação e tratamento com o especialista na Unidade Básica de Saúde Rincão”, afirma Darlan Rodrigues Lima, cirurgião-dentista, coordenador da Política de Saúde Bucal da SMS.

Ele já adianta algumas orientações que serão dadas à comunidade em 7 de maio, e aponta a cárie e a gengivite (inflamação da gengiva) ainda como as doenças bucais mais frequentes. “Tem que se levar em consideração também o câncer bucal, que acomete principalmente pacientes do sexo masculino, acima dos 40 anos”, diz o cirurgião-dentista.

Por isso, continua, é importante estar atento para feridas, caroços, inchaços, manchas, úlceras na língua, lábios, bochecha, céu da boca e embaixo da língua, que não cicatrizam em 15 dias. Nessas condições, acrescenta, o correto é procurar o cirurgião-dentista.

“É importante frisar que o câncer bucal tem cura, se descoberto no início, e tem tratamento. Por ser muitas vezes indolor e os sintomas não serem evidentes, pode passar despercebido. Portanto, precisamos prevenir. A população deve se conscientizar e procurar os serviços de saúde em caso de dúvidas! A Campanha serve para ajudar nessa conscientização!”, reforça o coordenador.

Serviço:

Data: sábado, dia 07 de maio de 2022

Horário: das 9h ao meio-dia

Local: Casa das Artes (Avenida Primeiro de Março, 59, Centro, Novo Hamburgo)

Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo

Compartilhe essa notícia: