A prefeitura de Porto Alegre disponibilizou, no sábado (20), mais 80 leitos para atender emergências. Nos próximos dias, o município pretende disponibilizar quase cem novos leitos.
O incremento faz parte da estratégia do Executivo Municipal para enfrentar o aumento na demanda de leitos clínicos e de UTI nas últimas semanas por conta da pandemia de Covid-19.
Segundo a classificação preliminar do mapa de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, divulgado na sexta-feira (19), Porto Alegre e outros municípios vizinhos que integram o sistema de cogestão estão em bandeira preta. A classificação definitiva não deve mudar nesta segunda-feira (22).
Desde sábado, a capital conta com mais dez leitos de UTI e 70 leitos clínicos, ofertados pelo Hospital Porto Alegre. Estão em fase final de contratação outros dez leitos UTI e 62 clínicos no Beneficência Portuguesa, para ingresso na rede o mais rápido possível.
Outros hospitais estão aumentando a oferta de leitos: a Santa Casa disponibilizará mais dez leitos de UTI; o Hospital de Clínicas outros dez agora, e mais dez na sequência.
“Todos estes esforços nos possibilitam enfrentar este momento crítico com mais eficiência e segurança”, disse o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.
Foto: Maria Ana Krack / PMPA