| Alice Ros |

A Prefeitura de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, anunciou na segunda-feira (21) que vai decretar toque de recolher a partir das 23h e fechamento de praças e parques. A decisão foi tomada pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus, que envolve agentes do governo, profissionais de saúde e setores empresariais do comércio e de serviços.

Todos os estabelecimentos não-essenciais deverão fechar das 23h até as 06h. Não há previsão de multa para quem estiver na rua. Seguem obrigatórios todos os protocolos de prevenção, especialmente o uso de máscara de proteção em locais públicos. Em mercados e lojas, fica permitido apenas uma pessoa por família durante as compras. 

O Comitê de Atenção ao Coronavírus também determinou o fechamento do estacionamento na Avenida Independência, principal via de comércio da cidade, permitindo apenas a carga e descarga em um dos lados.

Em reunião realizada por videoconferência, o prefeito Ary Vanazzi (PT) justificou que as medidas foram tomadas após um aumento significativo no número de casos de Covid-19. “Os dados têm mostrado uma sobrecarga do sistema público e privado de saúde na região e as medidas são necessárias para diminuir a circulação do vírus”, disse Vanazzi.

O Comitê definiu, ainda, que reforçará ações de prevenção e fiscalização da força-tarefa, além do lançamento de uma nova campanha de conscientização. A próxima reunião do Comitê está marcada para 28 de dezembro.

Denúncias de descumprimento dos decretos municipais podem ser feitas pelos telefones 153, (51) 3526-5800 e (51) 3526-5801. Esses canais de comunicação são ligados Guarda Civil Municipal e estão disponíveis de segunda a domingo, com atendimento 24h.

São Leopoldo registra 11.421 casos confirmados de Covid-19 e totaliza 201 óbitos. Os números foram contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado.

Compartilhe essa notícia: