A prefeitura de Porto Alegre abriu uma chamada pública para teste de novas tecnologias para semáforos inteligentes. A iniciativa veio através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e busca analisar e especificar a tecnologia para efetuar a compra de novos equipamentos através de uma licitação.

A divulgação foi feita, na segunda-feira (20), no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). As empresas que manifestarem interesse em participar do chamamento têm até 20 de agosto para enviar a documentação necessária.

A publicação faz parte do Projeto Estruturante da prefeitura. O novo sistema altera automaticamente os tempos dos semáforos segundo leituras frequentes das condições de tráfego na via. E utiliza dados lidos em tempo real, baseado em algoritmos de inteligência artificial.

Os equipamentos devem ser capazes de calcular defasagens, ciclos e tempos de verdes dos semáforos, considerando as condições de rede de sincronismo pré-estabelecidas pela EPTC.

A interface necessária para gerenciar o sistema deve ficar disponível no Centro de Controle e Monitoramento da Mobilidade da EPTC. Lá os agentes poderão acompanhar e, se necessário, até fazer intervenções on-line, durante o período dos testes.

 

Semáforos inteligentes

Desde 2016, esse tipo de tecnologia é utilizado na Nilo Peçanha. Neste ano, está sendo trabalhada a implantação em trecho da III Perimetral. Nesses dois locais, o sistema utilizado é o australiano Scats (Sidney Coordinated Adaptative Traffic System).

Compartilhe essa notícia: