A Prefeitura de Porto Alegre participou, na manhã desta sexta-feira, 25, da coletiva de imprensa promovida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado do Rio Grande do Sul para a divulgação da data e do planejamento operacional para a implosão do prédio da antiga sede da pasta, que teve a estrutura colapsada após incêndio na noite de 14 de julho de 2021.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) integram a operação coordenada pela Defesa Civil Estadual, que envolve 28 instituições. A operação, que vai ocorrer na manhã do dia 6 de março, domingo, tem a implosão do prédio marcada para às 9h, e terá impactos temporários na rotina da Capital, a partir do final da tarde de sábado, 5.
“As equipes da prefeitura já estão mobilizadas para dar o suporte necessário ao Estado para auxiliar nos trabalhos de implosão do prédio. Uma força-tarefa foi montada com apoio da EPTC, Defesa Civil e Fasc, e demais agentes, para reforçar a execução da operação”, destaca o secretário Municipal de Segurança, Mario Ikeda.
O gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Leandro Coelho, pede atenção e orienta os cidadãos a evitar o deslocamento na região. “A fim de garantir a segurança viária e o êxito da operação, são necessárias alterações no trânsito e no transporte público. Serão realizados diversos bloqueios, em conjunto com a Brigada Militar, que vão restringir a circulação de pedestres, ciclistas e veículos”, destaca.
Enquanto a Defesa Civil Municipal auxiliará na comunicação de moradores para evacuarem a área delimitada, equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) também irão retirar os moradores em situação de rua da região para garantir a segurança de todos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre