A prefeitura paga integralmente, nesta quinta-feira, 31, a folha do funcionalismo do mês de outubro. O valor bruto totaliza R$ 232,8 milhões e quita 100% das matrículas (34.264 mil). De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o segundo semestre é o período mais crítico em relação ao desempenho das receitas. Lembra que houve redução das transferências dos governos estadual e federal para o Município, o que agravou a situação financeira e colocou em risco o pagamento em dia dos servidores e fornecedores. “A diminuição desses repasses vem sendo compensada pelas receitas próprias municipais. Através de um esforço conjunto do governo, vamos conseguir pagar em dia”, afirma.

Há 11 meses consecutivos, o Município vem mantendo em dia a folha dos servidores, sem parcelamentos. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca que o pagamento atualizado dos fornecedores é consequência dos ajustes feitos neste governo e das reformas estruturais aprovadas recentemente na Câmara. “Entre as medidas tomadas, estão a queda de gastos com pessoal, corte de despesas de custeio e em repasses para as estatais, reestruturação das carreiras de servidores e cobrança efetiva de devedores”, enumera.

IPTU –
 Em junho de 2017, foi iniciado o parcelamento dos salários dos servidores devido à grave crise financeira enfrentada pelo Município, que se estendeu até novembro. Com o ingresso de receitas do IPTU, os salários voltaram a ser pagos integralmente desde o final de dezembro de 2017 e permaneceram em dia até o final de junho de 2018 – exceto o 13º salário, que foi dividido em dez vezes, em 2018.

O parcelamento da folha dos servidores e o atraso no pagamento dos fornecedores foram retomados a partir de julho de 2018 e prosseguiram até dezembro, em relação à folha de novembro. O 13º salário voltou a ser parcelado em dez vezes em 2019.

 

Texto de: Adriana Ferrás
Edição de: Andrea Brasil
Foto: Alex Rocha/PMPA

Compartilhe essa notícia: