Em dois dias, 529 detentos foram removidos da Cadeia Pública de Porto Alegre. Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS

Nesta terça-feira (16), na sede da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) aconteceu uma coletiva de imprensa sobre a transferência de presos da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), realizada nos dias 11 e 15 de maio.

A coletiva contou com a presença do secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, além de representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Reforma quer transformar Cadeia Pública em Presídio Modelo

A Cadeia Pública de Porto Alegre ou Presídio Central, como era chamado,  já foi considerada a pior do Brasil saindo até na imprensa internacional e quer, agora, com a reforma, virar presidio modelo. Visando também mais segurança para a população e dignidade para a comunidade carcerária.

As operações de transferência de apenados da CPPA fazem parte do plano de desocupação do estabelecimento para dar prosseguimento às obras de readequação, que foram iniciadas no ano passado e estão 50% concluídas. 

 A readequação da construção da cadeia pública de Porto Alegre conta com 464 vagas na primeira fase, 1320 vagas na segunda fase um investimento de mais de 116 milhões de reais nessa obra que segundo o secretario darão fim as condições inadequadas que o sistema prisional tinha no presidio central.

Readequação já começou

As remoções foram coordenadas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários. Foto: Grégori Bertó/Secom

O início do processo readequação dos modos de vivência do Presídio Central iniciou em junho do ano passado, entre os dias 21 e 24 foi feito a primeira fase da desocupação, com a movimentação de 1013 presos. Agora segue segunda fase das movimentações que tem por objetivo desocupar os pavilhões  A e F do presidio central dando continuidade da obra para ser entregue a cadeia publica de porto alegre.

A Brigada militar está na administração dos dois maiores presídios do estado. Segundo o secretario, 300 novos agentes da SUSEPE estão realizando um curso de formação para ai sim a SUSEPE voltar assumir a administração da cadeia publica de porto alegre.

Compartilhe essa notícia: