O Procon Porto Alegre promove nesta terça, 3, e na quarta-feira, 4, a 6ª edição do Mutirão de Renegociação de Dívidas. O evento ocorre das 10h às 16h, na sede do Procon municipal (rua dos Andradas, 686) e proporciona um ambiente seguro para quem deseja regularizar dívidas junto a empresas e instituições financeiras. Nesta edição, estarão presentes representantes do Santander, Banco do Brasil, Itaú, Banrisul, Caixa e Angibank, além das operadoras Claro, Vivo, Oi e Tim. Para participar, o consumidor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já realizados e contratos firmados junto às organizações.

Para a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges, o objetivo do mutirão é viabilizar a renegociação ou até mesmo a quitação de dívidas. “A proposta do evento é que as pessoas tenham acesso facilitado e receptivo perante as instituições financeiras. Entre as competências do Procon está a de planejar, elaborar e propor políticas de proteção e defesa dos direitos e interesses do consumidor”, ressalta Fernanda.
Além disso, o mutirão também auxiliará o consumidor na renegociação de dívidas com empresas que participam do portal consumidor.gov.br – ainda que estas não estejam presentes fisicamente. Nesse caso, é importante que o consumidor leve os documentos necessários e que tenha uma conta de e-mail válida.
Site consumidor.gov.br – Para renegociar sua dívida pelo portal, o consumidor precisa ter uma conta de e-mail válida e documentos relacionados ao débito. É preciso, ainda, saber qual valor poderá desembolsar mensalmente para facilitar a negociação. Inicialmente, o consumidor deverá realizar o cadastro no portal, recebendo um login e uma senha. Depois, terá de registrar a instituição financeira previamente cadastrada, informando, no campo “problema”, a opção “dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida”. Por fim, no campo “descrição da reclamação”, o consumidor deve relatar o caso e colocar seu pedido ao banco.
Reclamações – Os moradores da Capital podem registrar suas queixas e denúncias pela internet no site do Procon. A sede do Procon Porto Alegre fica na rua dos Andradas, 686. O atendimento é realizado das 9h às 17h, onde são distribuídas 90 fichas de atendimento diariamente. O Procon também disponibiliza para a população uma loja do órgão no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA).
Reportagem: Gabriela Ferreira Soares / PMPA
Foto: Diego Simões/Divulgação PMPA
Compartilhe essa notícia: