A intenção do projeto é fazer com que notícias falsas sejam evitadas a partir das próximas eleições.
Foto: Divulgação.

 

O debate em torno de melhorias e da aprovação do Projeto de Lei 2.630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema na manhã desta terça-feira (5) no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina, que ocorre em São Paulo. A programação deve ser acompanhada até hoje (6), através do youtube do Intervozes da Colisão de Direitos de Rede.

Embora a discussão esteja adormecida no Congresso Nacional, a pauta deve ser retomada no ano que vem, com a proximidade das eleições municipais. O PL vai voltar ano que vem, devido ao ano eleitoral, ou seja o plano é emergencial, para evitar as possíveis fake news (notícias falsas). A intenção do projeto de um modo geral, é impedir a desinformação, além de evitar que as mesmas sejam espalhadas de maneira inadequada ou equivocada.

Segundo o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a eventual aprovação do PL 2.630 não vai encerrar a luta por melhorias no combate à desinformação e ao monopólio das big techs (grandes empresas de tecnologia). Silva também reitera que é fundamental incluir nessa questão a luta pelo financiamento do jornalismo público e plural.

Na esfera internacional, o secretário destacou ainda a recente declaração conjunta com a Alemanha com foco no combate à desinformação e ao extremismo e reforçou o fato de o Brasil ter trazido recentemente para o G20 o debate sobre a integridade da informação.

Compartilhe essa notícia: