No último domingo (19), a Associação Amigos de Cristo de Encantado apresentou o projeto do Complexo do Cristo Protetor para a comunidade do Vale do Taquari. No auditório do Sicredi, o evento exibiu as futuras mudanças nos entornos do monumento, que o transformarão num complexo turístico completo. O espaço será inaugurado em novembro deste ano e vai abranger uma área de 14 mil e 248 metros quadrados.
O parque contará com várias edificações em alusão ao turismo religioso. Entre elas, destaca-se uma capela envidraçada em meio à mata nativa, a Fonte dos Apóstolos com 12 jatos d’água e o Caminho dos Salmos. Junto ao pedestal do Cristo, ficará a Fonte da Vida e a Placa dos Doares, que conta com o registro dos nomes daqueles que realizaram doações para a construção do monumento.
No projeto, está previsto o aproveitamento da água da chuva para o paisagismo e uma estação de tratamento do esgoto de todo o complexo. Para a concepção da obra arquitetônica, idealizada pelas arquitetas Daniela de Conto, Gislaine Castoldi, Thais Castellani e pela engenheira Lais Ferreira, existiu o desafio de conciliar a infraestrutura que o turismo pede e o respeito ao meio ambiente.
O Complexo do Cristo Protetor também vai contar com bilheteria, praça de alimentação, 77 sanitáriose 8 salas comerciais. A obra está orçada em R$ 15 milhões e será financiada pelo Sicredi.