Após cinco sessões virtuais extraordinárias, realizadas nessa quinta-feira (07), foram aprovados, com emendas, dois projetos que tratam da reforma administrativa do Executivo Municipal (Projeto de Lei Complementar do Executivo – PLCE 01/21 e Projeto de Lei do Executivo – PLE 01/21) de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, a reforma ocorre “sem custo para os cofres públicos”.

O primeiro projeto, PLCE 001/21, foi aprovado por 25 votos favoráveis e 10 contrários. Já o PLE 01/21 teve 24 votos a favor e 10 contra. Ambos seguirão no Legislativo para a redação final. Após, o prefeito Sebastião Melo (MDB) terá 15 dias para sancioná-los.

Com a aprovação, o governo municipal soma 19 secretarias, oito estruturas indiretas e duas secretarias extraordinárias, sendo uma delas já implementada e direcionada ao combate da Covid-19 – a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento do Coronavírus. Os órgãos atuarão de acordo com quatro eixos: Gestão (Eficiência da máquina pública), Serviços Públicos (Gestão da cidade), Desenvolvimento Econômico (Porto Alegre tem solução) e Desenvolvimento Social (Compromisso com as pessoas) e estarão ligados aos gabinetes do prefeito, de Inovação e da Causa Animal. A área de Relações Internacionais integrará o Gabinete do Vice-Prefeito.

A reforma também extingue um cargo de secretário extraordinário e onze vagas de CC5. Segundo a prefeitura, o enxugamento viabiliza a criação de quatro vagas de secretários, com respectivos adjuntos. Haverá duas separações de secretarias: Planejamento e Administração e de Obras e Mobilidade, e será criada a pasta de Regularização Fundiária e Habitação, responsável pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), além da recriação da pasta de Esporte e Lazer.

Os salários dos secretários adjuntos, que passarão a receber por subsídio fixo, serão equiparados. Conforme a prefeitura, alguns adjuntos ocupam cargos de CC e podem receber gratificações, o que impacta em remunerações superiores aos secretários.

Conheça as mudanças:

Gestão

1) Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Procempa)

2) Secretaria de Administração e Patrimônio

3) Secretaria de Transparência e Controladoria

4) Secretaria de Governança Local e Coordenação Política

5) Secretaria da Fazenda (Previmpa)

6) Secretaria de Parcerias

7) Procuradoria-Geral do Município

Serviços Públicos

8) Secretaria de Serviços Urbanos (DMLU)

9) Secretaria de Obras e Infraestrutura

10) Secretaria de Mobilidade Urbana (Carris e EPTC)

– Dmae (indireta)

Desenvolvimento Econômico

11) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12) Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade

13) Secretaria da Cultura

Desenvolvimento Social

14) Secretaria da Saúde

15) Secretaria de Segurança

16) Secretaria de Educação

17) Secretaria de Desenvolvimento Social (Fasc)

18) Secretaria de Esporte e Lazer

19) Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Demhab)

Foto: Divulgação/PMPA

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