Caroline Musskopf
O Google preparou um relatório para ajudar o público e as autoridades de saúde pública a entender o impacto da pandemia de Covid-19 para a mobilidade urbana. O documento não foi feito com o objetivo de orientar destinos para viagens pessoais ou planos nesse sentido, mas para debater os resultados e a efetividade dos decretos implementados pelo poder público. A instituição destaca que regiões com características diferentes – prevalência rural ou urbana, por exemplo, ou número de habitantes – não devem ser comparados uns com os outros.
Dados do território brasileiro
A nível nacional, tivemos diminuição de fluxo de pessoas em todos os ambientes analisados. Locais marcados pelo Google como “varejo e recreação” tiveram redução de 71%. Essa é a catalogação em que são analisadas as tendências de mobilidade para lugares como restaurantes, cafés, shopping centers, parques temáticos, museus, bibliotecas e cinemas.
Também tivemos alterações de mobilidade para lugares como supermercado mercados, armazéns de alimentos, agricultores mercados, lojas de alimentos especializados, drogarias, e farmácias (-35%). Tendências de mobilidade para lugares de transporte público como estações de metrô, ônibus e trem apresentaram queda de 62%, mas ambientes de trabalho a nível nacional apresentaram diminuição de apenas 34% das pessoas.
Diminuição de 73% de presença em parques gaúchos
Conforme os dados compilados até esta quinta-feira (9), que analisam o período de janeiro e fevereiro deste ano, o território do Rio Grande do Sul registrou queda de público em vários setores. Em locais marcados pelo Google como “varejo e recreação”, houve queda de 75% comparado ao padrão do ano anterior. Mercearias e farmácias enfrentam redução de 39% e ambientes de trabalho também estão com 36% a menos de público.
Pode ser encarado com certa surpresa a também diminuição de fluxo nos parques (-73%) e em estações de transporte público (-67%). Isso porque nos últimos dois finais de semana, em Porto Alegre, um número grande de pessoas foi para a Orla do Guaíba para lazer ou praticar algum exercício físico, gerando grandes aglomerações.
Privacidade dos usuários
Esses relatórios foram desenvolvidos para ajudar a visualização de dados sobre o comportamento da população nesse período de crise mundial, mas não devemos esquecer da importância de protocolos e proteção da privacidade das pessoas. Essas informações são criadas com conjuntos de dados agregados e anônimos de usuários que ativaram o local Configuração de histórico, que está desativada por padrão. Pessoas com o Histórico de localização ativado pode optar por desativá-lo a qualquer momento.