Como 22% da população de Porto Alegre já perdeu algum parente vítima de homicídio, a capital dos gaúchos entrou para o ranking das 50 cidades mais violentas do mundo. O estado em si, não passa por um bom momento em termos de segurança, visto que completamos o período com um aumento de 13,5% no total de homicídios dolosos, números que não surpreendem quando nos deparamos com a violência vista diariamente.

O crime de estupro teve um aumento de 36% de registros, mas de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, esse crime precisa de toda a atenção e uma análise mais detalhada, pois tem em geral mais de 90% de subnotificações. Além disso, houve uma pequena melhora de 16% nos casos de feminicídio entre 2015 e 2017. A pesquisa mais detalhada sobre os casos não foi realizada pelo estado para que pudesse ser analisada pelo Anuário.

Mesmo registrando 3.022 mortes violentas intencionais em 2017, com uma taxa de 26.7 por 100 mil habitantes, o Rio Grande do Sul é o 9º estado menos violento do País.

Foto: Fernando Frazão / Arquivo Agência Brasil

Compartilhe essa notícia: