Com três casos comprovados de gripe aviária no Brasil, o RS já está em alerta. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do estado falou em coletiva nesta quarta-feita pela manhã sobre ações de vigilância sanitária realizadas no Rio Grande do Sul para monitoramento da influenza aviária. A coletiva contou com a presença do secretário da Agricultura, Giovani Feltes, e a diretora do DSA, Rosane Collares.

O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DSA) intensificou os trabalhos desde o fim do ano passado com o objetivo de comprovar a ausência de circulação viral e para uma detecção precoce de casos suspeitos.

Segundo o secretario Giovani os organismos representativos das empresas do setor aviário do estado do RS estão extremamente preparados para atender todos os protocolos que lhes garantam minimante a tranquilidade, e que fazem àquilo que é possível fazer pra que no âmbito comercial, da avicultura comercial que o RS tem como protagonista não ocorra um fenômeno como este, por que ai os reflexos seriam grandes.

“Não podemos garantir que não entre no estado, como já entrou no Espitiro  Santo, mas a grande preocupação é exatamente no setor comercial, para que ela não adentre nas plantas comerciais que abastecem o mercado nacional e internacional”, afirmou ele.

Compartilhe essa notícia: