| Gabriela Porto Alegre |

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã deste domingo (24), 116 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. O lote priorizará os profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, e a previsão da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é de que elas sejam enviadas às 18 coordenadorias regionais já a partir de segunda-feira (25), por avião e por terra.

Este é o segundo tipo de vacina contra a Covid-19 liberado para uso no País até o momento. Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac recebidas segunda-feira passada, já são cerca de 457 mil doses encaminhadas ao Estado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora de Ações em Saúde do Estado, Ana Costa, o lote deve ser destinado aos profissionais de saúde porque as doses de Coronavac, distribuídas na última semana, contemplam 100% dos idosos em asilos e de indígenas em aldeias, enquanto atendiam apenas 34% dos trabalhadores da saúde. “Com este novo lote, vamos dar continuidade a vacinação das pessoas que fazem parte do grupo de risco, em especial aos profissionais que atuam na linha de frente com pacientes infectados pelo Coronavírus”, explicou. As doses, segundo Ana, devem imunizar mais 27% das pessoas que compõem esse grupo, podendo alcançar até 61% dos profissionais da saúde.

Conforme a SES, a vacina de Oxford/AstraZeneca, que tem acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, tem a segunda dose prevista para 12 semana após a primeira. Pelo prazo maior, a estimativa é de que o Estado terá toda a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose dos vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Compartilhe essa notícia: