O Rio Grande do Sul foi o estado com maior peso para o crescimento da produção da indústria no Brasil em março. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada hoje (19) pelo IBGE, a indústria gaúcha cresceu 5,6%, o equivalente a 1,1% da expansão nacional de 1,1%.
O número demonstra uma recuperação, já que os dados anteriores eram de retração da atividade industrial. “O resultado de março vem após dois meses seguidos de resultados negativos. Alguns setores que antes apresentavam trajetória negativa, em março mostraram crescimento. Os de veículos automotores e derivados do petróleo impactaram no desempenho da indústria gaúcha. Esse avanço no estado também elimina parte da perda acumulada nos dois meses anteriores, de 11,5%”, afirma o analista do IBGE Bernardo Almeida.
Apesar da relevância no número nacional, a indústria gaúcha não foi a que mais cresceu individualmente. As maiores altas foram registradas nos estados do Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%).