A Rússia está bloqueando o Facebook da Meta Platforms Inc (FB.O) , disse o regulador de comunicações do país nesta sexta-feira, em resposta ao que disse serem restrições de acesso à mídia russa na plataforma.

O regulador, Roskomnadzor, disse que houve 26 casos de discriminação contra a mídia russa pelo Facebook desde outubro de 2020, incluindo restrições nos últimos dias a canais apoiados pelo Estado como RT e a agência de notícias RIA.

A medida é uma grande escalada em um confronto contínuo entre grandes empresas de tecnologia e a Rússia, que nos últimos anos emitiu uma série de multas e prejudicou os serviços por meio de desacelerações. As tensões aumentaram em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, que Moscou chama de “operação especial”. 

Na semana passada, Moscou disse que estava limitando parcialmente o acesso ao Facebook, uma medida que a empresa disse ter ocorrido depois que recusou um pedido do governo para interromper a verificação independente de vários meios de comunicação estatais russos. No sábado, o Twitter também disse que seu serviço estava sendo restrito para alguns usuários russos.

Grandes empresas de tecnologia enfrentaram pressão para responder à invasão de 24 de fevereiro, que levou a sanções econômicas contra Moscou por governos de todo o mundo. A mídia estatal russa surgiu como um ponto chave entre Moscou e as plataformas de mídia social durante o conflito.

Fonte: Reuters 

Compartilhe essa notícia: