Mais um passo foi dado para que o Rio Grande do Sul seja sede da nova escola para formação e graduação de sargentos de carreira do Exército. Durante a visita do comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ao Palácio Piratini, nesta terça-feira (6), o governador Eduardo Leite e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, assinaram e entregaram um protocolo de intenções entre o Estado e o município com o objetivo de somar esforços para viabilizar a instalação da escola.

Inicialmente competindo com outros 15 municípios brasileiros, Santa Maria está entre os três cotados para receber a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA). A cidade será a primeira finalista a ser visitada pelo comandante, que se deslocou depois dos compromissos na capital. Na sequência, o general vai à Ponta Grossa, no Paraná, e à Recife, em Pernambuco, para conhecer as estruturas dos municípios concorrentes. A decisão deve ser anunciada em agosto.

O objetivo do Exército é construir uma escola única, capaz de agregar a atual formação de sargentos feita de forma descentralizada em diferentes locais do país, reunindo cerca de 2,2 mil alunos. De acordo com o comandante Paulo Sérgio, a expectativa é de que a instituição envolva mais de 3 mil pessoas e seja capaz de injetar cerca de R$ 300 milhões por ano na economia do local onde for construída.

Para contemplar essas exigências, Santa Maria está disponibilizando um terreno com área mínima de 2 quilômetros quadrados próximo ao espaço urbano para a construção do prédio destinado às atividades teóricas e outro de 50 quilômetros quadrados anexo para as práticas de ensino. O investimento do Exército é estimado em R$ 1 bilhão.

 

Fonte: Comando Militar Sul

Foto: Divulgação

 

Compartilhe essa notícia: