A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu por meio de nota oficial sobre a situação da meningite em Porto Alegre. Após ser confirmado um caso meningite no Colégio Estadual Piratini, em uma jovem de 15 anos que foi contaminada por um portador sadio (pessoas que têm a bactéria, mas não desenvolvem a doença). A Medida adotada pela SMS é conhecer o círculo de contatos íntimos da aluna e dispensar a quimioprofilaxia, o tratamento com antibióticos, com o objetivo de alcançar os portadores sadios.

Prevenção – Mesmo que a vacinação seja a forma mais eficaz de prevenção à meningite, hábitos como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou uso de produtos para limpeza de mãos a base de álcool gel pode ajudar a interromper a cadeia de transmissão dos agentes causadores. Copos e garrafinhas de água não devem ser compartilhados.

Ventilação natural – A ventilação de todos os ambientes deve ser natural. Mesmo no inverno, portas e janelas não devem ficar todas fechadas ao mesmo tempo. Frestas são recomendadas para ventilar os ambientes. As crianças não devem ficar em ambientes fechados com a presença de muitas pessoas adultas, pois são mais vulneráveis. Adultos devem lavar as mãos antes de segurar uma criança pequena.

 

Vacinas:

Meningocócica C – Protege contra a meningite causada pela bactéria meningococo, um dos tipos mais agressivo. Primeira dose aos três meses de idade, depois aos cinco meses. Aos 12 meses de idade, primeiro reforço e, entre 11 e 14 anos, segundo reforço.

Pneumocócica 10 – Valente conjugada – Protege contra dez sorotipos da bactéria pneumococo, responsável por meningite, pneumonia e otite aguda. Primeira dose aos dois meses de idade e segunda dose aos quatro meses de idade. Reforço aos 12 meses.

Haemophilus influenzae b – Protege contra a bactéria haemophilus influenzae do tipo B. Primeira dose aos dois meses, segunda dose aos quatro meses e terceira dose aos seis meses. Faz parte da vacina combinada penta.

Em relação à rede privada, duas vacinas estão disponíveis: a vacina quadrivalente (protege contra os tipos A,C,W,Y) e a vacina contra o meningo B. A Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde realiza busca ativa diária de pacientes portadores da doença em hospitais da Capital, além de manter plantão durante 24 horas para receber novos casos.

Meningite – É a inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal). Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Os sintomas da doença são dor de cabeça, febre, vômitos em jato e rigidez de nuca (de fácil detecção ao exame físico médico). Crianças muito pequenas podem apresentar prostração ou irritabilidade

Compartilhe essa notícia: