Representantes das Entidades de Classe da Segurança Pública (BM, CBM, polícia civil) e do magistério (CPERS – Sindicato) se reuniram nesta terça-feira (29/10), na sede da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Essa é a primeira vez na história do Rio Grande do Sul que as duas categorias (policiais militares, civis e professores) se unem contra as mudanças no plano de carreira apresentadas pelo Governo do Estado.

Após a rodada de conversações do Governo com os representantes do funcionalismo público e dos estudos das propostas, as categorias rejeitaram por unanimidade o plano de reforma estrutural do Governador Eduardo Leite. As alterações na contribuição previdenciária e o fim das gratificações acumuladas foram criticadas pelos servidores. “O projeto é tão ruim, que não apresentamos contraproposta”, avaliou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, durante a reunião com os representantes da segurança pública.

Já o presidente da ASOFBM, Cel Marcos Paulo Beck, comentou, “Não vamos oferecer nenhuma sugestão de emenda, conforme o pedido de alguns deputados”. “A proposta do governo é inconstitucional, retira todos os direitos dos policiais”, lembrou o presidente da Associação de Bombeiros do Estado do RS, Ubirajara Ramos. Os representantes de classe acreditam que o governo não deverá enviar para Assembleia Legislativa os projetos dos planos de carreiras dos servidores de uma só vez.

Diante de inúmeras contestações, as entidades (ASOFBM, ABAMF, ASSTBM, ABERGS, AOFRGS e UGEIRM) resolveram, durante o encontro, planejar novas estratégias. A Presidente do CPERS falou da Frente dos Servidores, que reúne 20 entidades e disse que uma Assembleia-geral já está marcada para o dia 14 de novembro. Os representantes da BM e CBM, também, confirmaram uma manifestação em Porto Alegre, no dia 26 do mesmo mês. “Vamos agilizar novas formas de mobilização conjunta. O governo tem uma base sólida na Assembleia.”, disse o diretor da ASSTBM, Ricardo Agra.

 

Texto e foto: Associação dos Oficiais da Brigada Militar

Compartilhe essa notícia: