A equipe da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Unea/Smams) realizou nesta segunda-feira, 10, blitz educativa para alertar sobre a proibição do fornecimento de canudos plásticos descartáveis na Capital. Os educadores ambientais passaram por 61 estabelecimentos comerciais no Centro Histórico, orientando donos de bares, cafés, restaurante e ambulantes a não fornecerem canudinhos plásticos, conforme estabelece a Lei 12.514/19.
Do total de estabelecimentos visitados, apenas dez ainda contam com canudos plásticos, 28 estão oferecendo canudos biodegradáveis e 23 não disponibilizam o material de uso único. A coordenadora da Unea, Cibele Carneiro, destacou que a discussão em torno do tema ao longo dos últimos meses já provocou mudança de hábitos. “Com esta primeira blitz educativa, já percebemos que o comércio está se adequando. Mas mais do que isso, muitas pessoas estão evitando usar canudos descartáveis ou carregam os de uso permanente, feitos de metal, vidro e outros materiais que o mercado de produtos sustentáveis passou a oferecer.”
Conforme Cibele, como forma de reduzir a produção de resíduos e outros impactos, a equipe também orienta os comerciantes a não fornecerem materiais de uso único. “O ideal é não disponibilizar canudos biodegradáveis, copos, pratos e talheres descartáveis ou materiais que são usados apenas uma vez e em pouco minutos de uso acabam descartados”, alerta.
A equipe visitou estabelecimentos no Mercado Público, Praça Parobé, Largo Glênio Peres, avenida Borges de Medeiros, rua dos Andradas, rua Uruguai e rua 7 de Setembro. Outras blitz educativas estão sendo programadas para ocorrer em outros pontos do Centro Histórico, na Cidade Baixa, no Bom Fim e na Orla do Guaíba.
Unea – Em 2019, as atividades da Unea impactaram diretamente 5.591 pessoas, entre blitz educativas, palestras, ações de plantio e outras atividades. Clique aqui para mais informações sobre as ações da equipe.

 

Texto de: Ari Teixeira

Foto: Sérgio Louruz /SMAMS PMPA

Compartilhe essa notícia: