Após um alívio nas últimas semanas na lotação das UTIs, com taxa de ocupação atual em 75,8%, os hospitais da capital gaúcha enfrentam um novo obstáculo no combate ao Coronavírus. Desta vez, contudo, a crise é interna. Desde a semana passada, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Hospital Vila Nova vêm registrando aumento no número de positivados para a doença. Os principais casos são de funcionários e membros dos setores administrativos.

 

Conceição registra quarta morte por Covid nesta quarta-feira

Desde a última segunda-feira (9), o GHC observou um aumento da procura de funcionários pelo Serviço de Medicina Ocupacional. A partir daí, começou um surto na área administrativa do hospital envolvendo, até o momento, oito funcionários tiveram teste positivo para Covid-19. É importante ressaltar que mão foi identificado surto em áreas assistenciais, entre funcionários ou pacientes. A Vigilância Sanitária do município já foi acionada para investigar a participação de novas variantes. Tendo em vista essa situação, diversas medidas de contenção na área foram adotadas: recomendação de afastamento dos suspeitos; instituição do trabalho remoto para os trabalhadores com atividades não essenciais; intensificação do uso de equipamentos de proteção individual; e reforço das orientações básicas pelas áreas técnicas.  

Clínicas e Vila Nova também são focos de contaminação

Considerado uma das referências no tratamento da Covid-19 em Porto Alegre, o HCPA é a terceira instituição de saúde da Capital a confirmar um novo surto de coronavírus em menos de uma semana. 

Já o Hospital Vila Nova, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem um foco de contaminação que atingiu 43 pessoas – sendo 29 pacientes e 14 funcionários. Por lá, a situação é classificada como controlada. As amostras dos afetados são analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vai determinar qual a cepa responsável pelos surtos.

Compartilhe essa notícia: