Após um longo dia de discussões, o texto base da Reforma da Previdência foi aprovado no 1° turno de votação da Câmara dos Deputados. A proposta teve o apoio de 379 parlamentares. A oposição conseguiu 131 votos. Desde o início da semana o governo, com o apoio de Rodrigo Maia e dos partidos de centro, articulou de modo a passar o texto. A expectativa inicial é que o resultado final, após os dois turnos de votação na casa, seja obtido até sexta-feira.

Como a Reforma da Previdência trata de matéria constitucional, era necessário quórum qualificado com no mínimo 308 votos. Durante todo o processo de votação, deputados de situação e oposição se revezaram na tribuna da casa para defender ou criticar a proposta. Apesar de muitos discursos inflamados, só houve alguma tensão quando alguns manifestantes sindicais tentaram invadir a Câmara.

Antes da proclamação do resultado, Rodrigo Maia, que se tornou o grande articulador do projeto, subiu na tribuna para defender a necessidade de modificar os parâmetros do sistema previdenciário brasileiro. Foi muito aplaudido por diversos colegas, inclusive por lideranças do governo, com quem Maia tem mantido relações atribuladas.

Com o texto base aprovado, agora serão votadas as emendas aglutinativas e os destaques. Após isso, mais um turno de votação. Depois a matéria segue para o Senado.

Você acompanha toda a repercussão do resultado da Reforma da Previdência no Jornal da RDC e no Cruzando as Conversas

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Compartilhe essa notícia: