Na tarde desta quinta (6) e sexta-feira, a Trensurb realiza ações do projeto Livros Livres, do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT) – a biblioteca do metrô. Cerca de 240 exemplares serão deixados nos assentos de trens partindo das estações terminais Novo Hamburgo e Mercado, numa atividade comemorativa ao Dia do Leitor – celebrado no Brasil em 7 de janeiro. As ações ocorrem na quinta-feira, às 15h, na Estação Novo Hamburgo e na sexta-feira, também às 15h, na Estação Mercado. Além disso, aqueles que procurarem pelos serviços das bibliotecas no Dia do Leitor irão receber um mimo.

O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens. Em função da pandemia, havia sido interrompido em março de 2020. Após uma edição especial em janeiro de 2021, foi retomado em outubro do ano passado. A proposta do projeto é incentivar a leitura e divulgar os serviços do Espaço Multicultural.

Uma biblioteca no metrô

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 8,8 mil exemplares (dos quais cerca de 2 mil estão na unidade hamburguense), disponíveis para os 7,5 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

Fonte: Trensurb

Fotos: Bárbara Cezimbra/Trensurb

Compartilhe essa notícia: