A Ucrânia pode desistir de sua tentativa de ingressar na Otan para evitar a guerra com a Rússia, disse o embaixador do país na Grã-Bretanha, Vadym Prystaiko. O que equivaleria a uma grande concessão a Moscou em resposta ao acúmulo de tropas russas em suas fronteiras.

O embaixador disse à BBC que a Ucrânia está disposta a ser “flexível” sobre seu objetivo de se juntar à aliança militar do Atlântico, uma medida que o presidente russo, Vladimir Putin, disse que seria um gatilho para a guerra.

“Nós podemos – especialmente sendo ameaçados assim, chantageados por isso e pressionados a isso”, disse Prystaiko quando perguntado se Kiev poderia mudar sua posição sobre a adesão à Otan.

A Ucrânia não é membro da Otan, mas tem uma promessa desde 2008 de que eventualmente terá a oportunidade de se juntar, um passo que levaria a aliança liderada pelos EUA à fronteira da Rússia.

Putin diz que os crescentes laços da Ucrânia com a aliança podem torná-la uma plataforma de lançamento de mísseis da Otan direcionados à Rússia. Ele diz que a Rússia precisa estabelecer ” linhas vermelhas ” para evitar isso.

A Rússia transferiu mais de 100.000 soldados e armas pesadas para perto da Ucrânia nas últimas semanas, levando os Estados Unidos e seus aliados da Otan a alertar que uma invasão pode ser iminente.

Moscou nega que esteja planejando um ataque, chamando os exercícios de manobras militares, mas emitiu exigências por escrito para que a Otan renuncie a qualquer expansão adicional para o leste, incluindo a Ucrânia. Os membros da OTAN rejeitaram a exigência.

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com seu colega ucraniano Volodymyr Zelenskiy no domingo e concordou em continuar os esforços diplomáticos para tentar resolver a crise, disse a Casa Branca.

Fonte: Reuters

Compartilhe essa notícia: