O governo ucraniano está se preparando para a potencial necessidade de transferir seus dados e servidores para o exterior se as forças invasoras da Rússia avançarem mais no país, disse um alto funcionário de segurança cibernética à Reuters nesta quarta-feira.

Victor Zhora, vice-chefe do Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção de Informações da Ucrânia, enfatizou que seu departamento estava planejando uma contingência, mas que está sendo considerada sugere que os ucranianos querem estar prontos para qualquer ameaça russa de apreender documentos confidenciais do governo.

“Estamos preparando o terreno”, disse Zhora. O plano A era proteger a infraestrutura de TI na Ucrânia. Removê-lo para outro país seria apenas um “Plano B ou C”.

A mudança só poderia acontecer após mudanças regulatórias aprovadas pelos legisladores ucranianos, disse Zhora.

Autoridades do governo já estão enviando equipamentos e backups para áreas mais seguras da Ucrânia, fora do alcance das forças russas, que invadiram em 24 de fevereiro e estão cercando várias cidades.

No mês passado, Zhora disse ao Politico que havia planos de transferir dados críticos para fora da capital Kiev, caso ela seja ameaçada, mas os preparativos para a possível transferência de dados para o exterior vão um passo adiante.

A Ucrânia recebeu ofertas para hospedar dados de vários países, disse Zhora, recusando-se a identificá-los. Por razões de proximidade “será preferível uma localização europeia”, disse.

“Há muitas opções”, disse ele. “Todas as propostas são muito bem-vindas e vale a pena considerar.”

Zhora deu poucos detalhes de como tal movimento poderia ser executado, mas disse que os esforços anteriores para manter os dados do governo fora do alcance da Rússia envolveram o transporte físico de servidores e dispositivos de armazenamento removíveis ou a migração digital de dados de um serviço ou servidor para outro.

Fonte: Reuters 

Compartilhe essa notícia: