| Alice Ros | 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aprovou, na quarta-feira (16), mudanças na aplicação do concurso vestibular 2021. 

A Resolução 46/2009 determina que o período de provas seja reduzido de ‘no mínimo’ quatro para ‘no mínimo’ dois dias. A decisão também afeta o número de questões das provas objetivas, que passará de 25 para 15 em cada. As medidas foram viabilizadas para atender às condições sanitárias de combate à Covid-19.

As alterações, propostas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e analisadas pelos conselheiros, serão válidas apenas para a edição 2021. O atendimento especial continua garantido por motivos de liberdade de consciência e de crença, assim como a possibilidade de solicitação de uma hora adicional para casos específicos. 

A aplicação do vestibular seguirá as normas e os protocolos estabelecidos pelo Comitê Responsável pelo Plano de Contingenciamento Frente ao Risco de Disseminação do Novo Coronavírus e pelas autoridades sanitárias dos municípios de aplicação. O relato sobre o vestibular no Cepe indica a duração de cada dia em 5h30, com ocupação máxima de 50% da capacidade original. 

A ordem de aplicação das provas já foi divulgada. Primeiro dia: Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, História e Matemática; Segundo dia: Redação, Física, Biologia, Química e Geografia. As definições dessas indicações, bem como as datas e o edital do Concurso Vestibular 2021, serão apresentadas pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse). 

A data de aplicação, que faz parte do calendário escolar, deverá ser aprovada pelo Cepe.

Foto: Divulgação/Reitoria da UFRGS 

Compartilhe essa notícia: