Começa na próxima segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe influenza no Rio Grande do Sul. Nesta edição, a vacinação vai acontecer em uma única etapa, sem o escalonamento dos grupos elegíveis. No estado, a expectativa é que cinco milhões de pessoas recebam a dose.
A Secretaria da Saúde já distribuiu 828 mil doses aos municípios gaúchos. Ao longo das próximas semanas, a previsão é que novos repasses aconteçam de acordo com as levas de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
A vacinação no Rio Grande do Sul busca atingir 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Juntos, esses grupos somam cerca de 3,6 milhões de pessoas nas populações estimadas.
Os demais grupos elegíveis, que totalizam 1,4 milhão de pessoas, também terão doses disponíveis, mas sem a meta de cobertura a ser atingida.
A dose da vacina contra a gripe influenza pode ser aplicada junto de outras vacinas, inclusive a da covid-19. Os adultos rebem uma dose única anual, enquanto as crianças com menos de nove anos recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas, se for a primeira imunização da gripe
A gripe influenza é uma infecção viral, afeta o sistema respiratório e é facilmente transmitida. Seus sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.