O público prioritário para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem até esta sexta-feira (31) para se vacinar com exclusividade. A partir da próxima segunda-feira (3 de junho), as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para toda a população.

Até essa quarta-feira (29), 408.786 pessoas buscaram os postos de vacinação de Porto Alegre, o que representa 60% da população-alvo. Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Puérperas, indígenas e professores superaram os 90% de imunização. Os grupos com menores percentuais são crianças (58,04%), pessoas com doenças crônicas (52,3%) e gestantes (51,68%). “É muito importante a busca pela imunização. É através da vacina que as pessoas conseguem prevenir agravos causados pelo vírus”, afirma o secretário municipal da saúde, Pablo Stürmer.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

 

Reportagem: Neemias Freitas

Foto: Luciano Lanes/ PMPA

 

Leia também

Campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada

Campanha de vacinação contra Sarampo começa em junho

Vacinação contra a gripe no Dia D alcança 55 mil doses em Porto Alegre

 

Compartilhe essa notícia: