A vacinação contra a gripe em idosos superou a metade da meta em dois dias da campanha de vacinação em Porto Alegre. Segundo registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até as 17h dessa quinta-feira, 26, foram aplicadas 58.694 doses em pessoas com mais de 60 anos em unidades de saúde, atendimento domiciliar em pacientes acamados e nos drive thrus. Nas farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 43.500 doses, totalizando 102.194 vacinas administradas no grupo de risco somente na quarta, 25, e nesta quinta-feira, 26.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos 213 mil idosos que compõem o grupo, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, ou seja, a meta para a Capital é vacinar 191.700 idosos. Em toda a campanha de 2019, o número de idosos vacinados alcançou 204.926.
Em relação aos profissionais da saúde, o SIPNI indica 20.704 doses da vacina aplicadas. O Ministério da Saúde destinou para Porto Alegre 158 mil doses da vacina na primeira remessa. Esse quantitativo abasteceu farmácias (56 mil) e unidades de saúde, reserva para acamados e drive thrus.
Nesta sexta-feira, 27, a previsão é de que os estoques se esgotem na Capital. Em razão da grande procura, a maioria dos locais está sem doses, que devem ser repostas na próxima semana pela Secretaria Estadual da Saúde. Idosos que ainda não se vacinaram devem aguardar a chegada de novas doses, para evitar deslocamentos desnecessários. A campanha vai até o dia 22 de maio.
Conforme o Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Porto Alegre recebeu 158 mil doses da vacina na primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, 102 mil para unidades de saúde, drive thrus e serviços domiciliares e 56 mil para farmácias. De acordo com a coordenação de Assistência Farmacêutica da SMS, que acompanha a movimentação nas farmácias das redes Agafarma, Panvel e São João, a utilização desses pontos de vacinação aumentou a capacidade de atendimento, facilitando o acesso dos idosos de forma segura e ágil, além de minimizar riscos de contágio em função do coronavírus (Covid-19).
É importante lembrar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria.

Campanha – Outras duas fases estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término ocorrerá em 22 de maio, para todos os grupos. Em 2020, foram ampliados os grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.
A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados e funcionários do sistema prisional.
A expectativa do Ministério da Saúde é de vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários. Em 2019, o número alcançou 866.620 imunizados contra a gripe.
Texto de: Patricia Coelho e Vanessa Conte – PMPA
Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA
Compartilhe essa notícia: