| Mélani Ruppenthal |

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, planos fiscais de emergência têm sido uma ferramenta utilizada por governos em diversas partes do mundo. A universidade de Columbia, nos Estados Unidos, vem monitorando a aplicação de dinheiro público de 168 países em projetos que atuam na retomada da economia e no combate à Covid-19.

Para isso, os pesquisadores consideraram o percentual investido em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) de cada localidade. Os especialistas reforçam que não necessariamente países que gastaram mais dinheiro possuem os pacotes mais eficazes, pois muitos precisaram corrigir deficiências existentes no seu sistema de saúde para atender a demanda causada pela pandemia. É necessário, então, averiguar onde está sendo investido esses recursos e suas aplicações para determinar a qualidade dos planos fiscais.

Quer saber quais foram os dez países que mais investiram no mundo e na América Latina? E quais são os que injetaram poucos recursos na máquina pública? Acompanhe a matéria feita para o Plantão RDC.

Vídeo: RDC TV

Compartilhe essa notícia: