O Complexo Cultural do Porto Seco, que abriga 15 barracões de escolas de samba de Porto Alegre, agora conta com vigilância privada 24 horas por dia. A iniciativa, que começou no dia 5 de junho de 2023, foi contratada por pregão eletrônico pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Porto Alegre. A empresa escolhida foi a M D Serviços de Segurança.

A contratação da vigilância privada se deu devido ao aumento do vandalismo e dos furtos de cabos de energia elétrica no complexo cultural. Segundo o secretário da Cultura, Henry Ventura, essa é uma grande conquista da gestão municipal, visando à retomada do espaço e à requalificação do complexo.

Além do Complexo Cultural do Porto Seco, a segurança privada também será responsável pela vigilância de outras duas unidades administradas pela prefeitura: o Paço Municipal, que futuramente será o Museu de Arte de Porto Alegre, e a Casa Torelly, na avenida Independência. Ambos os locais possuem obras de valor histórico inestimável.

O contrato com a empresa de segurança tem prazo de vigência de um ano. A contratação da vigilância privada é uma medida importante para garantir a segurança do patrimônio cultural da cidade e evitar prejuízos financeiros.

Compartilhe essa notícia: