As vozes que narram as chamadas, vinhetas e outras locuções da RDC TV já se tornaram familiares pelo público da emissora. Nos bastidores, há dois profissionais responsáveis por aquelas falas e informações. Marina Espíndola, repórter e apresentadora do Giro de Notícias, é a voz feminina que os telespectadores do canal 24 e 524 da Claro NET escutam ao longo da programação. Gaúcha natural de Porto Alegre, iniciou e construiu boa parte de sua carreira em Rondônia. Formou-se em Jornalismo pela União das Escolas Superiores de Rondônia (UNIRON), foi estagiária na Rede Amazônica, onde eram cobradas dela, ainda uma aprendiz, locuções impecáveis. A jornalista relembra este período como difícil e desafiador, mas com gratidão pois graças a cobrança que teve no início de sua carreira procurou o aperfeiçoamento que a tornou a profissional que é hoje. Além da Globo, Marina passou por emissoras como Record e SBT, até que surgiu a oportunidade de voltar para o sul. “Sempre foi meu sonho voltar, pra ficar perto da minha família”, ela diz. Na RDC TV foi ganhando espaço para realizar trabalhos de locução, gravar offs para matérias, chamadas e vinhetas.  

Já a locução masculina pertence a Cláudio Andrade, apresentador do programa Acontece, que vai ao ar todas as terças e quintas às 17h. Formado pela PUC/RS em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, ele tem quase 30 anos de carreira e já passou por diversas emissoras, como Band e RBS, atuando tanto em rádio quanto em TV. Quando começou, as exigências para realizar locuções eram rigorosas, era preciso ter uma voz e dicção específicas do rádio. Ele se adaptou às exigências. Anos depois, descobriu que também tinha talento para o entretenimento e passou a fazer trabalhos diferentes do que era acostumado, com um toque mais descontraído, até chegar à RDC TV, onde apresenta o programa Acontece. “O Cláudio está conosco desde o início, quando nós lançamos o canal. É um grande parceiro, tem uma identidade e uma voz singular, uma voz marcante. E tem sido nosso parceiro também nas chamadas, na divulgação da TV”, comenta Márcio Irion, diretor da emissora. 

As vozes da RDC são versáteis, que têm domínio da locução séria e comprometida do jornalismo, enquanto também sabem o momento de brincar e divertir o público. E a experiência que estes profissionais possuem encaminhou cada um deles para a importante função de representar a emissora por meio da locução. Marina Espíndola diz ser gratificante poder atuar em diferentes funções, seja para um vídeo institucional ou para uma matéria jornalística: “Adoro trabalhar com locução e me sinto privilegiada pois são poucas as mulheres que conseguem um espaço como esse. A maioria são homens, que têm a voz mais entonada”, observa. Para Márcio Irion, Marina chegou na RDC trazendo uma bagagem e experiências que enriquecem a emissora, e sua voz complementa a de Cláudio: “Isso faz com que a gente possa colher bons frutos no que a gente já plantou, e ao mesmo tempo trabalhar olhando pra frente, trazendo um alinhamento e uma estética pra emissora”.

Com isso, a RDC TV é reconhecida, não apenas por o que se olha na tela da TV, mas também por o que se escuta, uma vez que as vozes de Marina e Cláudio já se tornaram familiares para o público. “Acreditamos muito que a cada dia estamos construindo uma programação melhor, uma comunicação melhor. E nada mais justo do que termos uma referência nas vozes do Cláudio Andrade e da Marina Espíndola”, avalia o diretor da RDC.

 

Texto: Jaqueline Kunze/RDC TV

Foto: RDC TV

Compartilhe essa notícia: