A Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realiza o Workshop de Inteligência voltada para a Cidadania: Transparência de Dados e Informações no Campo da Segurança Pública. O evento ocorre na quinta-feira (29), no auditório da Universidade Ritter dos Reis (UniRitter), às 14h. O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, participa da abertura do evento.

Aberta ao público, a capacitação é voltada para servidores de todas as instituições da Segurança Pública. O workshop também atende a gestores municipais, servidores de guardas municipais, integrantes da sociedade civil corresponsáveis pelos Centros das Juventudes e demais projetos do POD/RS, cofinanciados pelo BID no estado, representantes das demais políticas setoriais afins, acadêmicos, lideranças comunitárias e outros interessados.

O workshop será dividido em duas mesas temáticas principais. A primeira tratará sobre a prevenção e controle de homicídios e crimes violentos em territórios vulneráveis e contará com a participação do subcomandante-geral da Brigada Militar, Eduardo Biacchi. Na segunda, será comentado o papel da gestão da informação para a qualificação das políticas de Segurança Pública, com moderação do coordenador do Observatório Estadual da Segurança Pública, Roberto Donato.

 

ICAP

O workshop marcará, também, o lançamento do Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP), um indicador elaborado a partir de 27 estatísticas sobre a atuação das forças policiais. O painel de apresentação será coordenado pelo analista de programa do Unodoc no Rio Grande do Sul, Eduardo Pazinato, e contará com a participação do secretário Cezar Schirmer.

Os indicadores do ICAP foram reunidos em três grupos: gestão da informação e atuação em rede com os órgãos de controle interno e externo; transparência e controle público de dados; e informações e processamento administrativo e pré-processual. Os dados foram organizados em um software de análises qualitativas e quantitativas e os resultados revisados pela SSP. Parte deles foi fornecida pelo Observatório da Segurança Pública da SSP.

 

Texto: Lurdenir Matos/SSP

Edição: André Malinoski/Secom

Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Compartilhe essa notícia: