Foi instalada hoje, (05) no Salão Júlio de Castilhos a Frente Parlamentar do Enoturismo. A cerimônia contou com as presenças do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, secretários de estado, prefeitos e autoridades da Serra Gaúcha.
O deputado Guilherme Pasin comentou que o enoturismo gaúcho não está restrito à Serra, lembrando que o primeiro parreiral do estado surgiu em São Leopoldo, uma casta alemã trazida pelos padres, tendo a cultura europeia replicada mais tarde, com a chegada dos imigrantes italianos. O parlamentar ainda destacou que os vinhos gaúchos estão na Serra, na Campanha, nos Campos de Cima da Serra, nas margens de lagos e lagoas, na Costa Doce, no Norte e Planalto do RS.
Já a diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região da Uva e do Vinho, Márcia Ferronato, falou sobre o “trade turístico” e também enalteceu o enoturismo como “os cinco sentidos” que orientam os produtores locais, assim como as lendas contam que os deuses do vinho “escondem surpresas inesquecíveis”. Esse é o sentido do enoturismo, “é mágico”, e convidou todos a participarem não só na Serra, mas em todo o estado, nas múltiplas ofertas regionais e nacionais do vinho.
Depois de declarar instalada e empossados os membros da FP, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB) elogiou a iniciativa do deputado Guilherme Pasin. “Pela primeira vez um deputado apresenta a criação de uma Frente Parlamentar que trata do enoturismo”, antecipando que a Assembleia “a partir de hoje tem um grupo de parlamentares que estará voltado para discutir este assunto tão importante, o enoturismo, que é um tema que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de negócios nas comunidades locais e regionais, tem como meta estimular as economias dentro das cadeias produtivas ligadas ao setor”.