O deputado Carlos Búrigo (MDB) anunciou o encaminhamento de um pedido à Secretaria Estadual da Agricultura para que o governo gaúcho ingresse junto com Santa Catarina no movimento para defender os produtores de maçã da concorrência chinesa. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor da fruta no Brasil e, caso o pedido de Búrigo seja aceito, deverá também solicitar que o Ministério da Agricultura e Pecuária retire a maça das negociações com a China.
O parlamentar argumenta que a chegada do produto do Oriente representaria um risco socioeconômico aos produtores gaúchos e também traria fitossanitários à cultura da macieira. Entre os perigos apontados está a Cydia pomonella, uma praga também conhecida como traça da maçã e erradicada da produção do sul do país há dez anos.
A concorrência chinesa, de acordo com Búrigo, poderia inviabilizar a produção gaúcha e comprometer a renda de milhares de famílias ligadas a este setor produtivo, tanto de maneira direta quanto indireta.
“Esse é o tamanho do desafio que temos pela frente. Com a união dos estados produtores e o apoio do Ministério da Agricultura, vamos seguir preservando a produção, os empregos e a renda da cultura da maçã no território gaúcho”, resumiu o deputado.