A Câmara Municipal de Caxias do Sul publicou nesta quarta-feira (1º) uma nota repudiando as falas do vereador Sandro Fantinel (Patriota) sobre os trabalhadores resgatados de trabalho em condições análogas à escravidão. Na sessão de ontem (28), o parlamentar sugeriu que os produtores da Serra não contratassem mais “aquela gente lá de cima”, referindo-se ao grupo de baianos, vítimas da ação criminosa. Em seu discurso, Fantinel afirmou que os baianos têm como “única cultura” viver “tocando tambor”. Ele ainda completou: “deixem de lado aquele povo que é acostumado com Carnaval e festa para vocês não se incomodarem novamente. Que isso sirva de lição.”
? VEREADOR DE CAXIAS DO SUL É ACUSADO DE XENOFOBIA
➡ O vereador Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul-RS, fez um comentário xenofóbico durante seu discurso na tribuna na última terça-feira (28).#rdctv #noticias #jornalismo #serragaucha #caxiasdosul pic.twitter.com/bn3VxpcffR
— RDC TV (@RDCTVdigital) March 1, 2023
No texto publicado hoje, a mesa diretora afirma que a Câmara “é a Casa da Representatividade e do Respeito”, motivo pelo qual “não nompactua com nenhuma manifestação de preconceito, discriminação, racismo ou xenofobia”. A nota ainda pede desculpa ao povo baianos e a todos os imigrantes e destaca que a fala de Fantinel representa apenas a opinião do vereador. Confira a nota na íntegra:
Nota oficial
Legislativo caxiense se posiciona em relação à manifestação do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA
A Câmara Municipal de Caxias do Sul é a Casa da Representatividade e do Respeito. Por isso, a Mesa Diretora não compactua com nenhuma manifestação de preconceito, discriminação, racismo ou xenofobia.
Em decorrência do pronunciamento do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA em relação a trabalhadores baianos, na sessão ordinária da última terça-feira (28/02), ressaltamos que foi um posicionamento individual do parlamentar. Não traduz o pensamento e os valores da instituição e nem da totalidade dos vereadores.
Também pedimos desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados, destacando que são todos muito bem-vindos em nossa Caxias do Sul.
Caxias do Sul, 1º de março de 2023.
Mesa Diretora:
Ver. José Pascual Dambrós – PSB (Presidente)
Ver. Olmir Cadore – PSDB (1º Vice-Presidente)
Ver. Renato José Ferreira de Oliveira – PCdoB (2º Vice-Presidente)
Ver. Adriano Bressan – PTB (1º Secretário)
Verª. Marisol Santos – PSDB (2ª Secretária)
Vereadores:
Alexandre Bortoluz – Bortola/PP
Clóvis de Oliveira – Xuxa/PTB
Edi Carlos Pereira de Souza/PSB
Elisandro Fiuza/Republicanos
Estela Balardin/PT
Felipe Gremelmaier/MDB
Gilfredo De Camillis/PSB
Gladis Frizzo/MDB
Juliano Valim/PSD
Lucas Caregnato/PT
Lucas Diel/PDT
Maurício Scalco/NOVO
Rafael Bueno/PDT
Ricardo Zanchin/NOVO
Rose Frigeri/PT
Tatiane Frizzo/PSDB
Velocino Uez/PTB
Pedido de Cassação
Também nesta quarta-feira, o ex-vice-prefeito de Caxias do Sul Ricardo Fabris de Abreu protocolou um pedido de cassação de Fantinel. No documento, Fabris afirma que Fantinel não merece ser vereador do município. “Não é honrado”. Em seu entendimento, o parlamentar feriu o princípio constitucional da moralidade e incorreu em improbidade administrativa. O ex-vice-prefeito ainda afirma que Caixas do Sul e o Rio Grande do Sul “são agora vergonha nacional, acusados de serem locais racistas, extremistas e xenófobos”.
Além da cassação, Fabris pede que Fantinel seja afastado por 90 dias de suas atividades como parlamentar.