Coordenada pelo deputado Zé Nunes (PT), a comissão de representação externa da Assembleia, que trata da estiagem no Rio Grande do Sul, entregou oficialmente nesta terça-feira (4), o relatório ao presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin (MDB). O parlamentar reforçou que cabe ao governo do Estado ter iniciativa e estabelecer parcerias com a União e municípios. “Iniciativa, planejamento, orçamento e continuidade. Isso que precisamos”, declarou. “Embora a irrigação seja importante, mais importante é produzir água, cuidá-la, fazer boa gestão dela e a conservação dos solos”, alertou.
Para ele, o tema da imprevisibilidade não existe mais. “Sabemos que teremos outras estiagens. Temos legislação e programas que podem ser resgatados. Defendemos integração dos municípios, licenciamento, recursos humanos preparados, e sugerimos, por exemplo, um seguro agrícola especial, tripartite, que tenha recursos do Estado, da União e de quem produz”, explicou.
Ele lembrou ainda que as estiagens eram de amplo conhecimento, e criticou a falta de ação e prevenção do governo. “Embora a irrigação seja importante, mais importante é produzir água, cuidá-la, fazer boa gestão dela e a conservação dos solos”, finalizou.