Foto: Mauricio Tonetto/ Divulgação

O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB), anunciou o vice Gabriel Souza como coordenador político durante a transição de governo do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito em encontro no 21° andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, na região central de Porto Alegre com representantes dos partidos que compuseram a coligação Um só Rio Grande. O vice ficará responsável pelas conversas com os líderes de MDB, PSD, Podemos, União Brasil e federação PSDB-Cidadania, legendas que estiveram na chapa de Leite desde o início da campanha.

O chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que também preside a federação PSDB-Cidadania, fará a coordenação técnica. A coordenação geral será do governador eleito.

Para desdobrar o plano de governo em ações de gestão, o grupo de transição do governo eleito vai trabalhar em cinco eixos temáticos, para os quais os partidos da coligação foram convidados a indicar técnicos. Os eixos são Social e Qualidade de Vida; Ambiental e Infraestrutura; Econômico; Fiscal e de Gestão; e Educação e Primeira Infância.

Até a próxima quarta-feira (9), os partidos aliados devem indicar representantes para discutir os eixos temáticos da nova gestão. Estão previstos workshops e um seminário geral, em 30 de novembro, quando os estudos com as prioridades do governo devem ser concluídos.

Cada eixo terá dois workshops. O primeiro irá apresentar o status dos projetos em curso em cada área. Depois, os grupos irão fazer uma análise técnica das informações e, a partir desta avaliação, apresentar as suas contribuições, à luz do plano de governo. Um segundo workshop irá consolidar as contribuições de cada grupo técnico e abastecer um seminário de transição inicialmente marcado para 30 de novembro. O trabalho terá o apoio técnico do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

“O desafio do primeiro governo e da gestão anterior foi fiscal. Agora o desafio é de performance, de resultados, o que irá exigir que encontremos a estrutura ideal para dar as melhores respostas à sociedade gaúcha”, afirmou o governador eleito.

Compartilhe essa notícia: