Começa hoje a maratona: os senadores terão duas semanas para analisar e votar as reformas eleitorais. Passado o prazo, não valerão para 2022. Deveriam tratar do tema  desde fevereiro deste ano e dormiram. Sabemos como ocorrem as decisões apressadas em Brasília: a maioria dos parlamentares segue palpites.

 

        Na corda bamba

Os que vão ao gabinete do ministro da Economia, Paulo Guedes, encontram o titular desanimado, mas falante. Não esconde que “o barulho político” mantém o dólar nas alturas e barra avanços consistentes, capazes de produzir expectativas de melhorias. Para alguns, fica a impressão de que entregou os pontos, mantendo-se no cargo para evitar um mal maior.

 

          Espiral

Pela 24ª vez neste ano, o mercado financeiro subiu a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. Também elevou a previsão para a taxa básica de juros em 2021.

As previsões do mercado constam no relatório Focus, divulgado ontem pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Para a inflação, a expectativa do mercado este ano avançou de 8 para 8,35 por cento.

 

         Fato visível

Professores ensinam nas primeiras aulas de qualquer faculdade: a retomada da inflação compromete a atividade econômica.

 

        Peça de campanha

No registro de sua candidatura à prévia do PSDB, que escolherá o candidato à Presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria, foi além da simples formalidade. Num texto de 4.520 toques, fez um relatório de sua gestão para cativar delegados.

 

        Tenta repetir a fórmula

A direção do PT busca um candidato de centro para compor na chapa de Lula. Agradaria aos mercados e aos moderados, como ocorreu com o empresário José Alencar em 2002. Os visados são Henrique Meirelles e Gilberto Kassab. O movimento só não avançará se a terceira via definir um candidato com forte potencial de votos, o que ainda não ocorreu.

 

         Transmitindo conteúdo

A diretora institucional do Detran-RS, Diza Gonzaga, é uma das mais dedicadas educadoras do setor no país. Coordena as atividades da Semana Nacional de Trânsito, iniciada no sábado. Inclui lives, sempre às terças-feiras, às 18h, no perfil do Instagram (@escoladetranrs), que seguirão  durante outubro e novembro.

 

         Sim ou não

A falta de chuvas compromete os níveis de água dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, que gera 70 por cento da energia elétrica do País. Atualmente, opera com capacidade de 19,59 por cento, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A decisão sobre a volta do horário de verão dependerá de lideranças empresariais, que ainda estão divididas.

 

        Para convencer

Projeto que tem origem no Poder Executivo abre crédito especial de R$ 944 mil para o Tribunal Superior Eleitoral. O Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral receberá R$ 397 mil a fundo perdido para promover o sistema brasileiro de votação eletrônica no exterior.

Estranho: não há muitas dúvidas sobre a nossa urna por aqui?

 

          Desandou

Análise do site seudinheiro.com: “A iminência de um calote da incorporadora chinesa Evergrande azedou o humor dos investidores nos mercados financeiros internacionais no começo da semana. Analistas de mercado advertem para o risco de contágio da crise para outras empresas do setor, o que hoje se refletiu em uma queda acentuada das ações das grandes construtoras chinesas.”

Ontem, um empresário do setor imobiliário de Xangai perdeu mais de 1 bilhão de dólares.

 

            Arma letal na campanha

O Partido Verde da Alemanha, a 12 de junho, lançou Annalena Baerbock como candidata a chanceler. Firmou-se logo em 1º lugar nas pesquisas. Tem 40 anos e é a mais jovem a concorrer ao cargo desde a formação da República Federal em 1949. Nos dois últimos levantamentos, caiu para a 3ª colocação. Especialistas concluíram: foi vítima de campanhas de destruição de sua imagem pelas redes sociais. A escolha ocorrerá no próximo domingo e a chance de Annalena se recuperar tornou-se praticamente impossível.

 

 

Compartilhe essa notícia: